Os anéis são acessórios que combinam com todos os estilos, além disso, são capazes de renovar e valorizar qualquer visual, como veremos a seguir.

Dos diversos tipos de anéis que existem cada um tem uma história e um significado, muitas vezes curioso. Por isso, selecionamos 4 tipos de anéis, suas curiosidades e dicas de como usá-los.

1. Aliança

Símbolo da união, do amor e do compromisso entre duas pessoas. Já eram usadas na antiguidade pelos povos egípcios e hindus. Época que também surgiu a tradição de usá-la no dedo anelar da mão esquerda, porque se acreditava que existia uma veia que ligava este dedo diretamente ao coração.

Noivos usando Alianças de Prata

Noivos usando Alianças de Prata

Já a aliança de noivado começou a ser usada por determinação do Papa logo no primeiro século depois de Cristo, como forma de mostrar a todos o compromisso dos noivos rumo ao casamento. Nesse caso, o anel seria usado na mão direita durante o noivado passando para o dedo da mão esquerda durante a cerimônia de casamento.

Seja dourada ou prateada a aliança pode ser combinada com outros anéis ou acessórios como pulseiras e colares. 

Ao compor um look não se preocupe em usar os acessórios do mesmo material da aliança, o importante é que peças harmonizem entre si. Sejam pulseiras, braceletes, anéis ou outros acessórios busque combinar com a ocasião. Um dica é usar um aparador ou um anel solitário no mesmo dedo que a aliança e vários outros anéis combinando entre si.

2. ANEL DE CLADDAGH

De origem irlandesa, mas também muito usado no Brasil, o Claddagh tem como características peculiares o formato de duas mãos segurando um coração com uma coroa.

O coração simboliza o amor, as mãos a amizade e a coroa a lealdade, elementos essenciais em uma união.

Anel de Prata Claddagh

Anel de Prata Claddagh

Assim, o Claddagh pode ser usado como símbolo de diversos tipos de relacionamento como: namoro, noivado, casamento ou mesmo uma grande amizade. Interessante citar que a tradição diz que o anel deve ser dado de presente a quem vai usar.

Existem três maneiras de usar o anel e cada uma tem um significado diferente:

1. No dedo anelar direito, com a ponta do coração apontando para a ponta do dedo significa que quem usa é livre de qualquer apego.

2. Já se a ponta do anel estiver virada para o coração, simboliza que a pessoa está envolvida romanticamente.

3. Quando o anel está no dedo anelar esquerdo com a ponta apontado para o coração de quem usa é por que esta pessoa está comprometida.

Estiloso e diferente o Claddagh é uma ótima opção de presente para a pessoa amada e para usar em combinação ou no lugar da tradicional aliança.

3. ANEL SOLITÁRIO

O primeiro anel solitário foi encomendado a um ourives na Áustria no século XV. Na época um homem queria presentear sua noiva com um anel bem simples, mas com uma linda pedra cravada na peça. O anel deveria ser colocado no dedo anelar esquerdo da noiva, seguindo a ideia de que a veia do amor passa pelo dedo anelar esquerdo e segue até o coração.

Usando Anel Solitário

Usando Anel Solitário

A partir daí alguns noivos como tradição presenteavam suas futuras esposas com um anel solitário que seria usado na mão direita até a data do casamento quando então ambos os noivos utilizariam a aliança na mão esquerda.

A tradição é que o solitário tenha apenas uma pedra exuberante que chame atenção pela beleza da peça.

Com o passar dos anos o anel solitário passou a ser um presente muito tradicional não apenas em noivados, mas para comemorar bodas, aniversários, em especial de 15 anos, formatura e outras ocasiões especiais.  Ele pode ser utilizado junto com a aliança de casamento ou em outros dedos das mãos em combinação com outros anéis.

4. APARADOR

O aparador é um anel usado junto com a aliança. Confeccionados em prata ou nos diversos tons de dourado podem vir com pedras ou outros materiais. Tradicionalmente os maridos presenteiam suas esposas com um aparador para celebrar o aniversário de casamento.

Além de servir como sustentação, impedindo que a aliança caia, um belo aparador valoriza e renova sua joia. Isso porque quando temos vários tipos de aparadores é possível criar combinações de acordo com cada ocasião.

Usando Anel Aparador

Usando Anel Aparador

Está em dúvida de como combinar o aparador com a aliança? Não se preocupe é bem simples, vamos as dicas:

  1. Coloque a aliança em seguida o aparador para impedir que ela caia;
  2. Caso sejam dois aparadores a aliança fica entre eles;
  3. Você pode usar aliança e aparador de materiais iguais ou diferentes. Ou seja, combine sua aliança dourada com um aparador em prata sem medo;
  4. Combine uma aliança simples sem detalhes com um aparador estiloso com uma pedra bonita ou todo trabalhado;
  5. Caso sua aliança seja já cheia de detalhes, escolha aparador que acompanhe seu estilo, mas de um modelo mais discreto;

Como vimos anéis são repletos de significados e histórias, além de serem uma ótima opção de acessório para presentear-se ou presentear. Aposte neste acessório como diferencial na composição de um visual moderno, sofisticado, clássico ou formal. Não tenha medo apenas siga seu gosto pessoal ou da pessoa que será presenteada.

 

Compartilhe: